Informativo – Edição 99

• 02/04 – Reunião do PDM (Plano Diretor Municipal).
  • 03/04 – Reunião com Sebrae, em Vitória.
  • 10/04 – Reunião com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
  • 11/04 – Reunião com o Consurt (Conselho Temático de Relações de Trabalho.
  • 11/04 – Reunião de Presidentes de Sindicatos, na Findes/Vitória.
  • 12/04 – Reunião de representantes de planos de Saúde, no Sindicig.
  • 25/04 – Reunião do Comsep (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social).
  • 26/04 – Reunião de negociação da CCT com o Sintraconst.
  • 29/04 – Reunião do PDM (Plano Diretor Municipal), na Semed (Secretaria Municipal de Educação).

CURSO DE PORTEIRO

Nos dias 08, 10 e 12/04 foi formada a primeira turma do Curso de Porteiro do ano. Sabemos que o porteiro é muito importante, é ele que ‘‘zela’’ pelo seu lar, cuida da segurança, dentre outras atividades.

Com o objetivo de preparar este rofissional para as diversas funções desempenhadas em seu dia a dia, o curso abordou técnicas e informações para formar profissionais de qualidade.

Os alunos receberam certificado de conclusão e já estão preparados para enfrentar os desafios do ramo, colocando em prática o que aprenderam sobre as normas e procedimentos.

O curso contou com a participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

SIPAT – SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) aconteceu de 22 a 26/04, no auditório do SINDICIG, dentro do período do movimento Abril Verde, com o objetivo maior de reduzir acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Os temas abordados foram: Saúde da Família; Saúde do Trabalhador – Uma Responsabilidade de Todos; Trabalho em Altura e EPIs – Segurança em Primeiro Lugar.

Dentro dos temas ministrados foram abordadas questões de ergonomia como também a conscientização em relação ao uso de celulares durante o trabalho.

As empresas que participaram receberam um cartaz certificando a sua participação para fixação nos canteiros de obras.

A SIPAT aconteceu em parceria com a Clínica Cidade Saúde, a LF Engenharia e a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari.

CREA/ES – POSSE DE INSPETORES EM GUARAPARI

No dia 26/04 a presidente do Crea/ES, engenheira Lúcia Vilarinho, deu posse aos novos inspetores do Conselho na Faculdade Pitágoras.

Os inspetores empossados são os engenheiros agrônomos Cássio Vinicius de Souza e Ailton Almeida de Barros; os engenheiros eletricistas Charlie Alves da Silva e Vinicius Cypriano Doelinger Assad; o engenheiro civil Manoel Mendes da Rocha Netto; o engenheiro florestal Reinaldo Soares Areas e o engenheiro mecânico Taironny Rosa Miranda.

O inspetor é um profissional voluntário, com cargo sem remuneração, designado pelo Crea/ES para, junto à sua comunidade, melhorar a eficiência da atuação da instituição, em defesa do exercício profissional e da sociedade. Ele representa o Conselho na região para a qual foi nominado.

O evento contou com a participação da secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Guarapari, Teresa Cristina Santos; o vice-presidente e o diretor administrativo do Crea/ES, engº civil Ricardo Guariento e José Maria Cola; representando o SINDICIG, Evania Simoura, entre outros representantes do setor.

FÓRUM ABRIL VERDE – SAÚDE DO TRABALHADOR UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS

Para encerrar o movimento Abril Verde, a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapari promoveu nesta terça-feira (30) o Fórum – Saúde do Trabalhador: Uma Responsabilidade de Todos, no auditório da Escola Municipal Ignez Massad Cola.

O presidente e a médica do trabalho do SINDICIG, Fernando Otávio e Sandra G. Buffe participaram do evento que conteve momentos de palestras e debates.

O fórum abordou questões relevantes a situação de saúde do trabalhador, uso de EPIs e a prática das normas apresentadas em treinamentos de segurança.